A importância da mudança de cultura em sala de aula: como as tecnologias exigem isso

A importância da mudança de cultura em sala de aula: como as tecnologias exigem isso

Não é de hoje que o mundo passa por transformações enérgicas e profundas. Na realidade, desde que o mundo é mundo, ele se transforma. O ser humano, que é um simples habitante do planeta terra, é responsável por construir tecnologias que ajudam na sua sobrevivência e desenvolvimento. A própria roda é exemplo disso. O quanto essa tecnologia mudou a forma como nos locomovemos, não é mesmo?

Desta forma, outros fatores importantes devem ser observados atualmente. Como o frequente avanço das tecnologias digitais. A internet já não é mais um diferencial em muitos locais, especialmente escolas. Hoje, a internet precisa, ou pelo menos deveria, fazer parte de todas as etapas de aprendizado dos alunos. Mas será que as mudanças mais profundas, de fato, estão ocorrendo em sala de aula?

A seguir, saiba mais sobre o tema.

Mais máquinas e menos humanos?

Essa é a eterna discussão a respeito do desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, nenhuma máquina é criada para acabar com as funções humanas. Mas sim, para aperfeiçoar e deixar cada uma delas ainda mais prática de ser operada. Até porque, ninguém tem a capacidade de substituir a consciência, as emoções e o poder de pensar de maneira criativa como os seres humanos.

No entanto, essas habilidades precisam ser cada vez mais desenvolvidas. Ao invés de operação, cada vez mais o ser humano precisa ser um estrategista, criativo e pensador. E tudo começa em sala de aula.

Soft skills

Outro fator decisivo e que fará toda a diferença no médio e longo prazo, é a capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais. Trabalhar em equipe, lidar com emoções e ser comunicativo é cada vez mais importante. Afinal, a resolução de problemas passa justamente por um trabalho em equipe para, somente depois, delegar para a máquina.

Educação 5.0

A educação 5.0 é um conceito que ultrapassou rapidamente a educação 4.0. O objetivo é levar para instituições de ensino todas essas habilidades mencionadas anteriormente. Ao invés de “ensinar” o aluno a usar uma tela, ele vai aprender a pensar criativamente, em equipe e com foco em solução de problemas, para aproveitar a tecnologia e colocar as suas ideias em prática. Estejamos preparados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dez =