Um purgador de vapor é um recurso técnico que, muitas vezes, é indispensável em sistemas que utilizam o vapor como meio de aquecimento de algum processo. No entanto, nem sempre é tão simples assim para entender a importância de um purgador de vapor e como ele pode ser usado. Por isso, continue lendo e saiba mais!
Para que serve o vapor
O vapor é uma substância altamente rica para alguns processos e maquinários industriais. Ele pode ser usado, basicamente, para prover calor instantâneo para equipamentos e processos que precisam disso.
No entanto, da mesma maneira que o vapor tem todo esse poder, ele só vai ser efetivo se o sistema conseguir separar o vapor do condensado. Afinal, o que “sobra” do vapor, é uma massa condensada que não tem valor energético importante na maioria dos processos que usam o vapor. A seguir, entenda mais sobre o condensado:
Como o condensado atrapalha
O condensado é como se fosse a “sobra” do vapor. Ou seja, é uma massa que não tem valor importante em um processo onde o vapor é a substância principal. Só que o condensado, muitas vezes, pode atrapalhar diretamente o processo de aquecimento por vapor. Afinal, ele fica “no meio do caminho”.
Ou seja, o condensado, quando sobra do vapor, fica no meio do caminho entre a superfície que deve ser aquecida pelo vapor e o vapor em si. Isso traz uma redução de performance e, consequentemente, é prejudicial.
É aí que entra o purgador de vapor.
A importância do purgador de vapor
Para entender o que é um purgador de vapor, agora, é muito simples. Afinal, você já sabe que o condensado atrapalha o vapor e, por isso, esse condensado precisa ser retirado. O purgador tem essa função.
O purgador é como se fosse uma “armadilha” para o vapor, fazendo com que o vapor seja atraído para um lado e o condensado, então, para outro. Assim o sistema pode fluir normalmente, sem que o condensado atrapalhe a função do vapor.