Energia solar precisa de transformador? Entenda!

Energia solar precisa de transformador? Entenda!

A energia solar está em alta, e não tem como “voltar atrás”. Afinal, já é sabido que a fonte inesgotável de energia, proporcionada pelo sol, pode ser um divisor de águas para o futuro da humanidade quanto à capacidade de buscar fontes de energias limpas e que não dependem exclusivamente de recursos naturais, como a água.

No entanto, para que a energia solar possa entrar na sua casa de forma segura e adequada, ela precisa passar por um processo de transformação. As placas fotovoltaicas de silício geram a energia elétrica, mas os processos após a geração são necessários para que você possa usar os aparelhos eletrônicos na voltagem adequada. Continue lendo e saiba mais.

Como a energia solar é gerada

A energia solar é gerada com os raios de sol incidindo durante o dia nas placas fotovoltaicas de silício, que então geram energia elétrica em corrente contínua, até que os raios desapareçam e a noite se inicie.

Essa energia, no entanto, deve ser conduzida ao inversor, onde terá a corrente modificada de contínua para corrente alternada, que é a utilizada na rede. Essa energia elétrica em corrente alternada terá alguma tensão (voltagem) previamente definida pelo inversor, que depende do projeto e fabricação do mesmo. Geralmente, é 220V, mas em alguns casos pode ser 110V ou outro.

A importância da transformação

Sem um transformador de energia, a energia solar não poderia ser usada na sua residência de maneira adequada, dependendo da tensão utilizada na rede da sua região. Afinal, a energia solar é semelhante a qualquer sistema de geração convencional, que deve sempre ter a tensão adequada ao padrão de consumo do local. Portanto, para que a energia solar possa ser usada, nesses casos, deve-se usar um transformador para energia solar. Com ele, ao ser produzida, a energia solar pode rapidamente ser transformada para a voltagem de 110V ou 220V, que são as duas voltagens majoritariamente utilizadas no Brasil.

O investimento para se ter energia solar ainda é considerado alto no Brasil. Mas a tendência é que aos poucos esse valor seja reduzido, já que muitas empresas começarão a concorrer entre si. Mas o fato é que, de fato, é um bom investimento de longo prazo, visto que você pode deixar de pagar quase 100% da sua conta de energia atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =