A análise SWOT pode ser usada em muitas frentes diferentes, desde que ela seja feita de maneira honesta. Afinal, em muitos pontos a análise pode ser subjetiva a ponto de criar um cenário de enganação para quem a está interpretando. Uma análise SWOT para escolas, empresas têxteis, negócios de serviços e outros é sempre bem-vinda (e fundamental). Mas ela só é realmente útil quando feita de maneira adequada e sem vícios.
Por isso, a melhor maneira de organizar uma análise FOFA ou SWOT é buscando por uma consultoria externa, que não tem ligação com o negócio mas conhece o mercado.
A seguir, entenda um pouco mais sobre análise SWOT e como ela pode ter uma utilidade grande no seu negócio.
Negócios de todos os portes
A análise SWOT pode ser usada em todos os negócios, de todos os portes e tamanhos. Com a análise, é possível encontrar uma série de oportunidades, forças e fraquezas. Seja se você trabalha sozinho como um freelancer ou se você planeja uma grande indústria. Inclusive, a análise SWOT serve para várias outras constatações e perspectivas, como uma decisão pessoal profissional, por exemplo.
Análises racionais e honestas
Uma análise SWOT pode levar o seu negócio para um caminho muito certo ou para um caminho muito errado. Tudo vai depender do nível de profundidade de razão utilizado no momento de pesquisa.
Uma grande força enxergada de dentro da empresa, na verdade, pode não ser tão forte assim quando colocada em perspectiva de mercado.
Por isso, sempre que uma análise SWOT for feita, ela precisa ser feita com base em razão e honestidade, e não com base em emoção e “achismo”.
Pesquisas de mercado
As pesquisas de mercado são fundamentais para começar ou avançar em qualquer negócio. Utilizar a análise SWOT, nesse caso, vai ser uma excelente maneira de encontrar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.