Já foi o tempo em que comprar um apartamento na planta era novidade de uma modalidade de compra mais acessível. Hoje em dia, continua sendo acessível e já é muito mais popular do que no passado. Por isso, muitas pessoas optam por comprar um apartamento na planta justamente para poupar tempo e dinheiro.
Mas, será que é bem assim? Ainda vale a pena comprar apartamentos na planta? Continue lendo para entender mais.
É mais barato
Um apartamento na planta em Chapecó, em São Paulo ou em Fortaleza vão ter as suas peculiaridades e preços. Cada local terá uma precificação diferenciada, pois cada cidade é diferente. No entanto, ainda assim, muitas vezes é mais barato comprar na planta do que pronto.
Afinal, quando você compra na planta, você compra um projeto. Isto é, você compra algo que ainda não existe. Logo, é mais barato.
Mas é preciso observar as taxas de financiamento e inflação, já que os valores da obra serão corrigidos durante os anos em que o prédio estará sendo construído.
Você pode personalizar
Se você quer comprar um imóvel personalizado e do jeitinho que você sempre sonhou, um apartamento na planta pode ser a melhor opção. Afinal de contas, ele ainda não está pronto. Logo, poderá ser feito do jeito que o proprietário quiser fazê-lo.
Alguns apartamentos podem, inclusive, receber paredes diferentes. São os chamados “apartamentos de planta aberta”. Eles são ótimos para quem deseja fazer um apartamento diferenciado e confortável.
Atente-se ao prazo de entrega
O prazo de entrega muitas vezes é quebrado em uma obra vendida na planta. Isso acontece por inúmeras razões e é preciso ficar de olho para que tudo seja entregue dentro do prazo. Afinal, uma obra que demora demais para ser entregue é também uma obra que vai custar mais caro no fim das contas.