Os transformadores de energia são equipamentos altamente poderosos que contribuem diretamente para a performance e segurança de um parque fabril. Afinal, os transformadores são responsáveis por manter colaboradores, máquinas e processos seguros.
Mas como um equipamento muitas vezes escondido e silencioso é tão importante na linha de frente de uma indústria? Entenda a seguir.
O que faz um transformador
Um transformador de energia faz exatamente aquilo que o seu nome propõe: ele transforma a energia em uma voltagem diferente da voltagem inicial. Assim sendo, uma indústria de transformadores produz transformadores de acordo com as necessidades do cliente. Afinal, se pode transformar energia nas voltagens que as máquinas industriais precisam para trabalhar.
Inclusive, muitas empresas de grande porte tem o seu próprio parque elétrico, que capta energia e distribui para todo o parque fabril de maneira organizada, equilibrada e, principalmente, segura.
Dentro desse cenário, existem vários tipos de transformadores, como os a óleo e a seco. Ambos são muito eficientes, mas são indicados para ambientes diferentes uns dos outros.
O transformador a óleo é mais indicado para ambientes externos. Ele precisa de refrigeração e, caso ocorra algum problema, há o risco de explodir. Já o transformador a seco não precisa de refrigeração e ele não explode, o que acaba sendo indicado para ambientes internos.
A importância dos transformadores para a indústria
Os transformadores de energia são fundamentais para diversos tipos de indústrias. Do ponto de vista de estrutura e porte, os transformadores entram como um adequador de energia para os mais diferentes tipos de máquinas e processos.
A performance de uma empresa depende exclusivamente de máquinas que estejam trabalhando de forma segura e eficiente. A energia que entra nessa máquina, portanto, é um dos atributos que faz ela trabalhar de maneira eficiente – além de oferecer segurança para o operador.